‘’Implantar um sistema eficaz de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (GRO) na sua empresa”
A gestão de risco é o conjunto de atividades coordenadas que têm como objetivo gerenciar e controlar uma organização em relação a potenciais ameaças, seja qual for sua manifestação. Isso implica no planejamento e uso dos recursos humanos e materiais para minimizar os riscos ou, então, tratá-los.
Estabelecer, implementar e manter os processos necessários para avaliar o atendimento aos requisitos legais, os processos de identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais, para uma implantação bem sucedida do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (item 1.5 da NR 1).
Para tanto, é imprescindível a utilização de um software que sistematize a Conformidade Legal em SSO e evidencie o pleno atendimento a esta Norma Regulamentadora, incluindo:
Acesso e informação documentada sobre os requisitos legais relacionados a seus perigos ocupacionais e como aplicam-se a empresa;
Consideração dos requisitos legais no estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua do seu sistema de gestão em SSO (GRO);
Determinação da frequência com que o atendimento aos requisitos legais será avaliado;
Avaliação ao atendimento dos requisitos legais e outros requisitos e tomada de ações, quando necessário;
Evidenciar o atendimento aos requisitos e preceitos legais nas avaliações ambientais realizadas;
Uma vez que esse software possui completa e sistêmica integração entre os seus módulos e ferramentas, o gerenciamento da conformidade legal é conectado ao gerenciamento dos perigos ocupacionais da empresa, sendo que essa integração proporciona ao usuário agilidade e segurança.
Por exemplo, o sistema que usamos oferece um módulo para o gerenciamento dos perigos e riscos ocupacionais (adaptado para a atual NR 01 e o GRO / PGR). Com esta metodologia inovadora permite a conexão direta, na mesma interface, aos requisitos legais relacionados.
Essa característica garante mais segurança e efetividade na avaliação dos fatores de riscos e se atualiza também, de acordo com relação as mudanças normativas.
Não é apenas o PGR que devemos cumprir e elaborar, conforme determina o item 1.5.3.1.1. O objetivo do GRO é estabelecer diretrizes e requisitos para implantar o gerenciamento de riscos ocupacionais, e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no trabalho.
Qual é o papel dos gestores e do RH na gestão de riscos?
Para ter uma gestão eficiente, a empresa precisa contar com um RH estratégico e um corpo de gestores preparados para lidar com qualquer tipo de desafios. Aqui, a gestão de pessoas cumpre um papel fundamental na gestão de riscos ao cuidar da saúde, integridade e produtividade dos profissionais.
Por outro lado, os gestores lidam com sua equipe e seus processos no dia a dia e têm a capacidade de identificar com maior prontidão qualquer desvio ou surgimento de um novo risco.
Como vimos, a gestão de riscos é muito importante, não apenas para a melhoria em processos da empresa ou para evitar grandes prejuízos, ela também ajuda o negócio a se desenvolver de forma sustentável e se destacar no mercado. Então, não espere mais e comece a implementar ações de mitigação de riscos quanto antes!
Gestão quanto aos procedimentos
Com auxílio de um software se aplica, implanta e administra melhor e com eficiência, os procedimentos da empresa, conforme sugerimos:
– Gestão de controle e entrega de EPIs (com biometria);
– Gestão de treinamentos (item 1.7 da NR 1);
– Gestão para as contratadas;
– Gestão do PCMSO – Relatório Analítico (item 7.6.2), incluindo perfil epidemiológico ocupacional;
– Gestão da SST contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis (NR 20);
– Gestão para fatores comportamentais e percepção de riscos ocupacionais;
– Gestão para máquinas e equipamentos (Inventários), conforme determina NR 12;
– Gestão para o plano de emergência e resposta;
– e, outros tipos de gestão, caso já exista na empresa, ou que implantará.
Adicionalmente recomendamos incluir no sistema de gestão da empresa (GRO), o conceito mais avançado que inclui as seguintes 14 ferramentas:
1 – Auditoria quanto ao uso apropriado dos EPI´s;
2 – Auditoria quanto à elaboração das permissões de trabalho – PT e de APR’s;
3 – Auditoria quanto à utilização das permissões de trabalho e das APR’s.
4 – Inspeção diária de área crítica;
5 – Investigação de todos aos acidentes ocorridos;
6 – Registro e controle dos Acidentes e Incidentes;
7 – Registro de Anomalias Ambientais – Desvios;
8 – Emprego do Diálogo Diário de Segurança – DDS e Ordens de Serviço (registrar);
9 – Reuniões periódicas com Gerentes, Supervisores e Empregados;
10 – Implementação de campanhas de conscientização e outras ações educativas;
11 – Implantação de programas de incentivos quanto à prevenção;
12 – Realização de Auditorias Semestrais (Acompanhamento item 1.5.5.3).
Gerencie os riscos ocupacionais de forma proativa
Existe duas formas de lidar com os riscos na sua empresa:
– ser surpreendido por um acontecimento e ter que reagir a isso, ou seja, ficar “apagando incêndios”;
– ou antecipar-se aos riscos, adotando medidas que reduzam as chances de acontecer algum problema. Essa segunda maneira de lidar com os problemas é o que chamamos de gestão de riscos.
E ela só se torna realidade quando os diretores e alta administração da empresa entendem que se antecipar e gerenciar os riscos é a melhor forma de proporcionar segurança à organização como um todo.
Mas afinal, como dar os primeiros passos?
– Anote todos os eventos que aconteceram nos últimos anos que prejudicaram as atividades ou a reputação da empresa de alguma maneira;
– Defina todos os prós e contras de não ter se preparado antecipadamente para evitar esses eventos;
– Defina os objetivos e as vantagens de implantar uma gestão de riscos na sua empresa (GRO);
– Leve esse assunto para os diretores da empresa e obtenha a aprovação para começar a implantação da gestão de riscos ocupacionais.
Apesar de ser uma pequena amostra e sugestões com relação a este artigo, para não haver erros e confusões nesse processo, o ideal é buscar e utilizar um Software de Gestão em SST, que irá unificar os dados de SST de sua empresa. Poderá ser muito útil e eficaz, vindo agilizar todo esse processo, facilitando a tomada de decisão.
Gentileza: José Augusto da Silva Filho